Publicidade:
Sauá - Guigó (Callicebus nigrifrons).
Ocorre em uma área relativamente ampla no sudeste do Brasil e possui a maior distribuição das espécies do grupo personatus (van Roosmalen et al. 2002).
Essa distribuição inclui a metade norte do estado de São Paulo, até a margem direita do rio Tietê, a região sul e central de Minas Gerais, ocupando ambas as margens do alto rio São Francisco, em Minas Gerais, o Rio de Janeiro, e extremo sul do Espírito Santo.
A oeste, sua distribuição estende-se até os rios Paraná e Parnaíba, e a leste e nordeste, estende-se até as serras da Mantiqueira e Espinhaço, onde se encontra com a distribuição de C. personatus (Veiga et al. 2008, Printes et al. 2013).
Os limites exatos entre essas duas espécies ainda não estão bem definidos, sendo necessários mais levantamentos para clarear esta questão (Printes et al. 2013).
Há indicações (inferências, suspeita) de que a distribuição atual do táxon está reduzida em relação à sua área de ocupação ou extensão de ocorrência histórica.
A extensão de ocorrência da espécie foi calculada em 442.679,4 km² (valor do MPC) durante a oficina para avaliação do estado de conservação dos primatas brasileiros, e infere-se que sua área de ocupação seja maior que 2.000 Km², principalmente com base na extensão de áreas florestadas em que ocorre em unidades de conservação de proteção integral.
Credits: Fabiano Rodrigues de Melo¹, Sandra Quadros², Leandro Jerusalinsky³.
Fonte: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado-deconservacao/7310mamiferos-callicebus-nigrifrons-guigo
SmiimS – Consulting | Projects | Services
Posted by: Itamar Maximo de Sena.
Copyright © MMXXII BY SmiimS